3. ANTES DO TRADING

by theknownothinginvestor

Como disse anteriormente, tinha passado quase dois a nos a estudar análise técnica e como me comportantar em ambiente de trading. Nesse periodo, cruzei-me incessantemente com duas ideias-chave, gestão de capital e psicologia comportamental na negociação.

Li alguns artigos sobre gestão de capital e rapidamente percebi a sua importância. Todos traders usam-na e um bom sistema de negocição tem que tê-la. Porquê? Porque no trading, especialmente num processo de aprendizagem podemos realmente fazer muito mal ao nosso dinheiro. A gestão do capital é como o cinto de segurança, não conduzimos para nos espatifar mas é uma possibilidade quando se entra no carro.

Enquanto estudava, praticava numa conta de demostração e obtia retornos interessantes. Estava admirado constatar como era bom e como fazia dinheiro fácil e rápido, mas tentei manter-me humilde e recordava que era só uma conta demo.

Todos os traders, sobre os quais li, reforçam a ideia que são uma minoria os que têm sucesso, como é complicado desenvolver um sistema que nos dê alguma vantagem e como é importante manter o equilíbrio entre ganhar e perder. Não se deve ter confiança em excesso quando se ganha e não se deve ficar completamente devastados quando se perde dinheiro.

Li sobre isso em fóruns. E apesar de tentar manter-me humilde, algumas vezes interrogava-me como alguns tolos conseguiam fazer dinheiro, com os seus egos altamente inflamados e incapazes de mudar de opinião. Pensava se estes conseguem, melhor conseguirei eu. Mas conseguiram pessoas extremamente egocêntricas e inflexivéis ganhar consistemente nos mercados? Certamente, uma pequena minoria até porque na internet podemos dizer e ser aquilo que bem quisermos.

Comparativamente a outros eu parecia mais focado, mais interessado em aprender e, muito importante, mais humilde, o que me levou a crer que estava mentalmente capacitado para me iniciar no trading. E a verdade crua e nua é que é preciso estar focado, sempre ávido por aprender e continuar humilde se se quiser ter sucesso nos mercados.

 

PTEN

Advertisements